Sobre Nós
Em 2012, a pior seca em meio século devastou Milhã, no sertão cearense, a 301 km de Fortaleza. Em meio ao desespero, os moradores foram surpreendidos com a doação de três toneladas de alimentos e 16 mil litros de água, resultado de uma campanha no Facebook em 2014. A ação foi idealizada pelo publicitário Rafael Studart, de 38 anos, natural de Fortaleza e consciente das questões socioambientais. Com o intuito de aliviar o sofrimento da população, ele lançou uma camiseta temática que destacava o problema, dando início à campanha "Vida na Seca".
A campanha ganhou força com o apoio de amigos e familiares, alcançando notoriedade nacional após ser divulgada na página Nação Nordestina, com o apoio do palestrante Bráulio Bessa e da artista Lucinha Lins. As 300 camisetas à venda esgotaram em apenas 10 dias. Motivado pelo sucesso, Rafael produziu mais 200 peças, que também se esgotaram em 20 dias. "Meu objetivo era suprir emergencialmente os habitantes de Milhã", revela Rafael.
Banner da Campanha: VIDA NA SECA
O que impulsionou Rafael a se empenhar ainda mais na ajuda a Milhã foi o encontro com uma família que vivia uma tragédia: seis crianças consumindo apenas um pouco de água suja misturada a dejetos animais. "Era urgente mostrar essa realidade, pois muitos, até mesmo do Ceará, desconhecem essa situação", afirma Studart. As publicações na página destacavam, por meio de fotos e vídeos, a dura realidade enfrentada pelas famílias, chamando a atenção para o problema.
Clique para ver as fotos da campanha no Facebook da VidaBR
Após arrecadar água e alimentos, Rafael compartilhou a entrega em Milhã, beneficiando cerca de 220 pessoas. "Mostrar o resultado final trouxe credibilidade à ação", afirma. "Documentamos todo o processo, desde a confecção do primeiro lote de camisetas até a entrega dos suprimentos." Esse cuidado foi fundamental, pois os colaboradores puderam ver os frutos de sua generosidade.
O sucesso da campanha "Vida na Seca" levou Rafael a abandonar seu emprego estável em uma agência e transformar sua ideia em uma marca. Assim, nasceu a Vida BR, que une sustentabilidade e causas sociais, com o propósito de vestir o corpo e a alma das pessoas. Nos dois anos seguintes, ele desenvolveu uma nova linha de camisetas feitas de algodão orgânico e garrafas PET, cujas cores se revelam à luz do sol, uma tecnologia inspirada na fotossíntese, que também deu nome à coleção. Rafael ressalta: "O sol é um elemento central na marca, pois a ideia da campanha nasceu do sertão.
Outro aspecto interessante é que parte do papel utilizado na produção das camisetas é reciclado e transformado em papel semente, que, ao ser plantado, dá origem a novas plantas!
Para isso, a VIDABR capacitou o Projeto Resgate, que se dedica à recuperação de dependentes químicos, para reciclar papel e transformá-lo em papel semente. A venda desse papel já financiou o tratamento de mais de 300 pessoas.
Por ter uma história de Vida inspiradora, Rafael Studart foi convidado para carregar a Tocha Olímpica Rio 2016:
No auge da pandemia, VIDA BR beneficiou centenas de famílias dando a oportunidade de trabalhar com máscaras sustentáveis.
Em 2021 a VIDA BR foi ganhadora do Troféu Empreender do Ano de impacto socioambiental, realizado pela Fundação Demócrito Rocha, Jornal O POVO, CENTEC.
Parte da produção ocorre no sistema prisional de Itaitinga, Ceará. Os internos recebem salário e, a cada três dias trabalhados, têm um dia de pena reduzido. Além disso, a VIDABR também apoia mulheres chefes de família, mães atípicas e aquelas em situação de vulnerabilidade social.
Abaixo alguns famosos que apoiam a nossa causa:
Hoje a VIDA BR é: * Avaliado com 5 estrelas no google
Facebook: 900.000 seguidores
Instagram: 650.000 seguidores
TikTok: 20.000
A VIDA BR é uma startup acelerada pelo maior hub de inovação da região, a Corlde Ventures, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). A empresa conta com um laboratório de tintas e efeitos especiais, que contribui para o desenvolvimento de suas inovações.
Em 2024, a VIDA BR foi agraciada com o maior prêmio brasileiro de negócios sociais, promovido pela Yunus e Somos Um. Essa conquista destaca o impacto positivo da empresa nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social.
Atualmente, a VIDA BR é referência em fardamentos e uniformes sustentáveis, conquistando grandes clientes e se destacando no mercado pela sua abordagem inovadora e compromisso com a sustentabilidade.
Dúvidas e informações: [email protected]
==============================================================
In 2012, the worst drought in 50 years ravaged the lives of residents of Milhã in Ceará hinterland, 301 kilometers from Fortaleza capital. Faced with this harsh reality and with few prospects, the 14,000 city residents have received valuable assistance: two tons of food and 16,000 liters of water - all the result of a campaign on Facebook.
The initiative to help residents of the small town was the advertising Rafael Studart, 30. Cearense, a resident of Fortaleza and aware of Milhã problem, he decided to minimize the suffering of the population. For this, they created a themed t-shirts that called attention to the problem. Thus began the life campaign Seca.
The campaign started with the help of friends and relatives and had a proportion nationally after publication in the Nation page Nordestina and Save the Planet. "My goal was to supply emergency basis the inhabitants of Milhã," says Rafael. What did devote even more efforts to help the population of Milhã was a family he knew. There were six children who had just a bit of dirty water mixed with animal waste to consume. "I needed to show this reality to everyone because many people, including Ceara own, unaware of this situation," says Studart.
Publications page showed the difficulty of families in photo and video to call attention to the problem.
Photos Campaign: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.356365814474629.1073741828.299421530169058&type=3
After achieving collect water and food, Rafael shared delivery of supplies in Milhã. In all, they benefited approximately 220 people. Each family received 10 kg of rice, 10 kg of beans, pasta three packages three packages of coffee, biscuit packages three, three liters of oil 5 kg of manioc flour and 5 kilograms of sugar. He claims to show the final result gave credibility to the action. "We showed the whole step by step, from the making of the first batch of shirts to the delivery of food," says Studart. It was important because people who collaborated saw the fruits of their help."
The success of Life campaign Seca made Rafael let go the stable job in an agency and transform this idea into a brand. With an investment of own newly pocket, so was born the brand VIDA BR, which combines sustainability and social causes, in order to dress the body and the soul of the people. Over two years he has developed a new line of shirts made of organic cotton and plastic bottles, whose colors the design appear with the sunlight. This is a technology inspired by photosynthesis, which even inspired the name of the collection.
Rafael is keen to point out: "The sun is a very strong brand in part because the idea of the campaign was inspired by the drought afflicting our brothers Northeast." Today Facebook page - www.facebook.com/vida - now has more than 800,000 followers. Convey the message that true fashion is to be kind, have character, etc ... VIDA BR won the Certificate Sustainable Site.
As you know, every site that is hosted on the internet consumes a lot of energy and emit harmful gases (CO2) to the environment. Together with the Sustainable Site VIDA BR contributes to neutralize these emissions, as a result reforesting the Atlantic Forest. Another interesting point is the fact that all the paper used in the T production processes is recycled into seed paper, the role that planted plants is born! For this the VIDABR invested, educated and trained the Rescue Project, a project that works on recovering drug addicts, to recilcar the paper and turn into seed paper.
The sale of this paper is funding the treatment of some drug addicts and helping to pay the water bill and light. We seed paper basil, arugula, parsley, etc. We also use this role as TAG tees.